O olhar brasileiro de quem vive, pela primeira vez, a experiência de morar na Argentina...

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Eleição ou Pumas ?















Estamos a menos de vinte dias das eleições presidenciais no país e aqui na capital federal pouco se fala ou se vê de sinal de campanha.
São as eleições mais mornas da história da Argentina. Não sou eu que digo isso. São os cientistas políticos, os historiadores, os especialistas.
Os principais candidatos viajam pelo país mas o destaque é pequeno. A candidata líder nas pesquisas (aqui elas são muito controvertidas) é Cristina Kirchner, a primeira dama a quem os portenhos também chamam de senhora K, CFK, imperatriz ou ainda pinguina ( uma referência a Patagônia , no sul do país de onde veio o casal K). O próprio presidente se refere a ela assim nos discursos.
Mas se a eleição está gelada vamos esquentar com o esporte. Os principais jornais dão páginas e páginas de destaque ao assunto. Não estou falando do futebol. A paixão nacional do momento é o RUGBY. Aqui só se fala nos PUMAS que estão jogando o Mundial na França e conseguiram o feito histórico de chegar à semifinal contra os sul-africanos. As manchetes são carregadas de adjetivos, autoconfiança , esperança e expectativa (sempre o ego !!).
Eu não entendo nada de rugby mas já me são familiares os rostos e nomes dos principais jogadores porque estão nas capas de revistas e cadernos especiais.
E imagino que se os PUMAS chegarem à final o país vai parar. Por sorte, a final está marcada para uma semana antes das eleições. Como eles dizem : a ver.

Chá com grife e simpatia...





Se você está de viagem marcada para Buenos Aires não pode deixar de conhecer Tealosophy e com sorte pode encontrar lá a sua criadora, Ines Berton. Eu a conheci na produção de uma reportagem para o programa Mundo S/A ( Globonews) onde ela conta sua história.
Ela se autodenomina uma buscadora de té ( chá, tea, chai, chá). Ines tem 34 anos e se descobriu uma buscadora de chá meio sem querer numa viagem a Nova York. Hoje é considerada um dos onze narizes do mundo capazes de reconhecer a origem e qualidade das ervas que se transformam em blends,mezclas,chás.
Na pequena Teaosophy que fica na Galeria Alvear, na Recoleta, você encontra mezclas incríveis além das mais diferentes formas e tipos de chás. O aroma é delicioso. Posso garantir que é algo que você nunca provou.
Vale conferir.
Ah, quem não estiver pensando em vir a Buenos Aires pode esperar até o ano que vem quand será aberta uma Tealosophy em São Paulo. É mais pertinho mas não vai ter o mesmo charme portenho.


Visita ao Rio ....






Estava meio sumida daqui porque estive no Brasil e na volta ainda tinha que botar as coisas em dia para voltar ao ritmo portenho.
O ar do Rio de Janeiro faz bem a qualquer um e mais ainda se a gente consegue em pouco tempo rever amigos queridos e a família. E dessa vez vi muita gente que não via porque fui para o casamento de uma prima. Festa animada onde minha afilhada Vitória foi mais uma vez dama de honra. Já é uma veterana e no final da festa disse que agora vai passar a bola para outra porque está cansada. Pode ???
A lamentar nessa viagem tão agradável a ausência do sol ( aquele bem carioca de quase 40 graus). De qq maneira, voltei com as energias renovadas e já estou pensando no retorno em dezembro..