O olhar brasileiro de quem vive, pela primeira vez, a experiência de morar na Argentina...

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Tango eterno...




Quem pensa que o tango está ultrapassado está desinformado. Existe atualmente em Buenos Aires uma febre envolvendo tudo que diz respeito ao tango. Turistas chegam de todas as partes do mundo em busca da sensualidade da dança. A cidade fatura milhões de pesos com a chamada indústria do tango. Especialistas dizem que essa "volta por cima" pode ter sido detonada pela última crise política ( em 2001). Acreditam que é uma retomada da identidade argentina. E tem muita coisa para ver e ouvir. Milongas, shows tradicionais e hollywoodianos,tecnotango,hotéis temáticos e concursos com bailarinos de todas as idades. Fomos conferir um desses campeonatos organizados pelo governo da cidade e que vale participação no Mundial de Tango que acontece aqui em Buenos Aires em agosto.

Loucos pelo Boca...








Assistir a final da Taça Libertadores da América sendo brasileira no meio da torcida argentina e ainda por cima do Boca Juniors foi uma experiência e tanto. Na última quarta-feira estávamos nós em um bar na Recoleta já famoso por suas transmissões de jogos de futebol e que nesse dia parecia uma sucursal da Bombonera.

No início, uma sensação muito estranha tomou conta de mim principalmente quando a Tv mostrava o hino nacional brasileiro(um aperto danado no coracão) sendo tocado no Olímpico em Porto Alegre e o bar inteiro cantava a música que embala a torcida do Boca na Bombonera durante as partidas aqui em Buenos Aires. Se você ainda não ouviu saiba que é uma música ENSURDECEDORA e, pior, contagiante . O que eu estava fazendo ali ? como deveria me comportar? que reação ter se o Grêmio fizesse um gol? Tudo isso passava pela minha cabeça.Aos poucos percebi que era necessário ter controle porque estávamos no quartel do inimigo. E foi mais fácil do que eu imaginava já que o Grêmio não ofereceu muita resistência.
Então, o jeito foi sucumbir à festa amarelo e azul indo até o Obelisco e participar da comemorações que eles sabem fazer muito bem e com uma grande energia e paixão.