O olhar brasileiro de quem vive, pela primeira vez, a experiência de morar na Argentina...

quinta-feira, 29 de março de 2007

Ídolo ?

Noite de quinta-feira. Maradona é internado mais uma vez em Buenos Aires. Na porta do hospital , no bairro de Palermo, dezenas de unidades móveis de transmissão, ao vivo, se posicionam e atrapalham o trânsito. Curiosos e fãs se aglomeram. É uma super cobertura que se justifica porque se trata de um dos maiores ídolos/mitos da Argentina.
Nós também corremos pra lá. O que nos causou estranheza foi o interesse de alguns repórteres argentinos em saber de onde somos e se sabemos da presença de outras tevês estrangeiras na cobertura.
Mais surpresa ainda quando vemos no noticiário que eles dão destaque para as coberturas internacionais para o fato. Isso foi no primeiro dia . No dia seguinte, o Ari foi entrevistado por duas rádios e uma televisão .
O que eles querem saber ?
Porque, por exemplo, uma tevê brasileira estaria interessada no Maradona internado.
Ao que parece eles não tem a exata noção de que Maradona é notícia em qualquer lugar do mundo para o bem ou para o mal.

Marcas da guerra....

Fomos gravar esta semana uma entrevista com um ex-combatente da Guerra das Malvinas para o um programa sobre os vinte e cinco anos da guerra. Encontramos o contato com o veterano na internet e agendamos o encontro. Percebemos que o homem estava meio desconfiado mas seguimos em frente. No mesmo dia , algumas horas depois, recebemos em casa um telefonema de uma pessoa se dizendo ligada a uma organização ao Meio Ambiente e desejava passar informaçoes sobre aquecimento global e etc e tal.. Nós estranhamos porque nao havia nenhuma pauta sobre o assunto mas, de qq maneira, demos nossos e-mails para futuros contatos.
Esquecemos o assunto até que no dia da entrevista com os veteranos. No final do encontro, num clima descontraído e amigável, um deles nos aborda para perguntar se tínhamos recebido um telefonema de uma organização ambiental.
Ao confirmar, veio a revelação: eles desconfiaram do contato para a reportagem e passaram um trote para se certificar que a entrevista era mesmo para uma televisão do Brasil./Surpreendidos, acabamos rindo muito com a história toda mas a situação traz uma reflexão.
O motivo para tanta desconfiança tem explicação (se é que tem) nas cicatrizes e paranóias que uma guerra pode causar ao homem. Eles, ainda hoje, acham que podem estar sendo perseguidos pelo Serviço Secreto Argentino e não conseguem circular com naturalidade e tranquilidade no seu próprio país vinte e cinco anos depois de uma guerra de pouco mais de dois meses.

terça-feira, 27 de março de 2007

Saudades ........



Fico imaginando como era difícil se afastar do país, dos amigos, da família quando não existia tanta facilidade de comunicação como hoje.

Quando aperta a vontade de falar e de ouvir aquela voz tão querida é hora de correr para o computador e acionar o SKIPE que é bem mais barato.

domingo, 25 de março de 2007

Gol millllllllllllllll .....




Encontramos na cidade de Rosário esse simpático senhor que entrou para a história do futebol por ter levado o gol 1000 do Rei Pelé. Apesar da alma rubro-negra foi emocionante estar próxima de Andrada , um pedaço da história vascaína.

Giro paralelo...






Fomos atrás do Chavez durante o comício num estádio de futebol aqui em Buenos Aires. Foi uma provocação à visita do Presidente Bush à América Latina.

Os primeiros dias ...




Embora com algum atraso aí vão alguns registros dos primeiros dias aqui em Buenos Aires.
Debaixo de muita chuva ( para trazer bons fluidos !!!) uma matéria na Praça de Maio com as personagens mais famosas e atuantes do país.

Elas adoram portugues 2

Sábado à tarde na Calle Santa Fé. Entro numa pequena loja de roupas de cama e mesa e o que mais chama a atenção é o som alto com música baiana (tocava Araketu). Usando o melhor do meu castelhano inicio a conversa com a jovem vendedora que logo percebe que sou brasileira. Em vez de me atender ela quer bater papo sobre o Brasil e está interessada no uso dos fonemas portugueses e de como os brasileiros falam diferente embora todos falem a mesma língua. Comenta que da música que está tocando ela não entende nada mas gosta muito.Eu explico(aí, já no portunhol) que nosso país é gigantesco e que embora todos falem portugues, as vezes, o sotaque atrapalha e que em muitos lugares existem expressões regionais próprias. Ela se dá por satisfeita e eu consigo fazer a minha compra.

Elas adoram português 1

No supermercado: conversávamos,ari e eu, sobre determinado produto quando somos interrompidos por uma senhora com a tradicional pergunta: vocês são do Brasil?
Respondemos que sim e ela imediatamente retrucou: a língua de vocês
é linda e eu gostaria de saber falar.

Chegou o outono.....




Meu nariz avisa que estamos em pleno outono portenho. Desde sexta-feira, eu acreditava estar no início de um resfriado daqueles e comecei a me abastecer de vitamina C que não fazia efeito. Hoje, ao ler as revistas dos principais jornais, matei a charada. Anúncios e mais anúncios de remédios para a alergia por conta da chegada do..... outono.

Como a minha alergia no Rio nunca foi tão forte, eu nem me lembrei de trazer antialérgicos. O jeito foi correr para a farmácia com o anúncio na mão. Ao sair para almoçar percebi que os ambulantes (sempre eles) também descobriram a nova estação: vendiam lencinhos de papel a 1 peso o pacotinho..

Increíble!!!!!!!!!!




Depois dizem que brasileiro é fanático por futebol e que, aos domingos, se tiver jogo na tevê, os homens não saem de casa...Aqui a paixão é muito, muito maior, a ponto de um canal de tv, o TyC transmitir os principais jogos da rodada com câmeras só nas arquibancadas. Eles não tem o direito de transmissão das partidas mas estão nos estádios. Enquanto as câmeras mostram os torcedores, o jogo é narrado ao melhor estilo radiofônico. E o mais incrível é que eles chegam a mostrar dois jogos ao mesmo tempo. Os narradores se revezam dependendo da importância do lance para não perder o clima da partida. E quando sai um gol a TyC capricha na arte com o símbolo dos clubes. O campo ( a grama) só é mostrado quando o jogo acaba. Deve dar muito ibope porque hoje descobrimos que a Fox Sports aqui em Buenos Aires estava fazendo a mesma coisa.