O olhar brasileiro de quem vive, pela primeira vez, a experiência de morar na Argentina...

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Primavera e estudantes...




















Depois do inverno mais frio dos últimos 40 anos chegou a primavera. Oficialmente a nova estação só começa no domingo mas aqui em Buenos Aires o dia 21 de setembro é tradicionalmente saudado com alegria e entusiasmo pelos estudantes porque é também o dia deles.

Desde cedo milhares deles ocupam as ruas,praças e parques das principais cidades do país. Existe até um policiamento especial para evitar tumultos e exageros. Mas eles querem mesmo é se encontrar (andam em grupos), dançar, namorar, jogar, se enfeitar ou simplesmente se esparramar pelas praças aproveitando os raios de sol de um dia com temperatura um pouco mais amena.
As meninas capricham no visual e dizem que é para dar as boas vindas a nova estação mas também para chamar a atenção dos meninos. E no meio do colorido estudantil encontramos variados tipos e estilos. O importante nesta idade é aproveitar e se divertir.


















Obelisco vestido...


Portenhos e turistas se supreenderam ao cruzar na quarta-feira a Av. 9 de Julho, a principal da cidade. O Obelisco, tradicional cartão postal da cidade estava mudado. Se vestiu com as cores da bandeira da Alemanha e da Argentina.

O motivo? Uma homenagem ao início da relações bilaterais entre os dois países, a 150 anos. Serve também para convocar para uma exposição de fotos que conta a história do Obelisco desde a sua construção.

Uma curiosidade: o Obelisco foi projetado pelo arquiteto Alberto Prebisch, argentino, filho de alemães, e foi construído no tempo recorde de 31 dias com ajuda de trabalhadores de um grupo de empresas germanicas.