O olhar brasileiro de quem vive, pela primeira vez, a experiência de morar na Argentina...

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Nacionalismo...










Mais um fim de semana largo (como eles chamam aqui) porque sexta-feira é o dia da Independência da Argentina. Desde o início da semana a cidade foi invadida por uma onda ufanista com bandeiras argentinas por todos os lados. O azul e branco está nas vitrines das lojas mais sofisticadas da Recoleta, nas fachadas dos prédios oficiais, nos hotéis famosos ( como o Alvear), nas varandas dos apartamentos e, principalmente, nas janelas dos carros e dos táxis uma cortesia de uma rádio que está distribuindo gratuitamente as bandeirolas nos principais pontos da capital.

Eleições..






No início de junho acontece a eleição para Governador de Buenos Aires. O sistema eleitoral aqui é totalmente diferente do nosso ( difícil de explicar e entender) e muitas províncias estão elegendo seus novos governantes desde o início do ano.


Aqui na capital a campanha é rica e está inundando a cidade de cartazes, fotos, frases dos candidatos mais cotados: Maurício Macri ( ex-presidente do Boca Juniors), Jorge Telerman (atual governador que tenta a reeleição) e Daniel Filmus ( ministro da educação do governo federal).


Vai acontecer um único debate na TV com os tres mais bem colocados na última pesquisa eleitoral (que fez previsão de segundo turno).


Em primeiro está Macri, depois vem o Telerman e, por último, o Ministro Filmus que nos últimos dias tem recebido muita ajuda do presidente e da senadora Cristina Kirchner mas ainda não decolou.