O olhar brasileiro de quem vive, pela primeira vez, a experiência de morar na Argentina...

segunda-feira, 25 de junho de 2007

San Antonio de Areco (3)












Nos povoados que cercam San Antonio a tradição gaucha é mais forte. No domingo, fomos a DUGGAN para a festa do dia de São João(aqui , San Juan Bautista). Na programação tinha missa e uma procissão muito diferente da nossa. Uma espécie de culto as tradições locais com charretes, gente vestida tipicamente com suas roupas mais bonitas, apresentação dos ranchos com exibição de cavalos e cavaleiros. Depois da apresentação na principal rua da cidade é hora do almoço popular e outras atividades da festa como um" entrevero de tropijas"e, claro, muita dança.





San Antonio de Areco (2)








O melhor programa da noite de San Antonio de Areco são as GUITARREADAS na Pulperia Puesto La Lechuza que para nossa sorte ( fazia uma noite gelada) ficava ao lado do nosso hotel.
O local lembra um antigo armazém com as paredes cobertas com fotos e com objetos que fazem referência ao campo. Mas bom mesmo é a música e a dança típica gaucha.
A clientela misturava amigos, turistas e frequentadores assíduos como um casal ( ver foto ) que como nos contou o dono do bar mora no campo mas todo sábado à noite vai de bicicleta para a cidade só para dançar na pulperia.
Foi uma noite inesquecível onde cantamos, dançamos (isso mesmo, nos arriscamos) e, principalmente, aproveitamos a energia, simpatia e hospitalidade da gente que estava lá.
Já pensamos num retorno.

San Antonio de Areco (1)















Para descansar e mergulhar no passado fomos no sábado (vespera de São João) para uma cidadezinha que fica a uma hora e meia de Buenos Aires. San Antonio de Areco parece parada no tempo. Foi declarada povoado histórico de interesse nacional e é conhecida como um santuário gaucho(assim mesmo, sem acento) e é um do povoados mais antigos(1730) e característicos dos pampas argentinos.
A cidade tem o casco histórico preservado e transmite uma paz e tranquilidade impressionantes. E uma curiosidade: as árvores das ruas são laranjeiras carregadas.
É muito procurada pelos turistas porque tem famoso e bom artesanato de prata, couro, tecidos e madeira. A comida criolla , a música e a dança gaucha ( o gato entre elas) são as suas outras atrações.
Vou apresentar um poquinho de Areco e suas redondezas.
Bienvenidos !!!