O olhar brasileiro de quem vive, pela primeira vez, a experiência de morar na Argentina...

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Neve histórica....






















Depois de quase 90 anos nevou em Buenos Aires e estavamos aqui para ver.Um dia histórico para todos. Desde cedo sabíamos que as temperaturas estavam congelando e pintando de branco boa parte do país. Os sites locais embora torcessem para nevar aqui diziam que seria um milagre.
E não é que por volta das quatro da tarde o milagre aconteceu.
Eu estava no shopping onde nesta segunda-feira ( feriado nacional por conta da Independência do país) estava boa parte dos portenhos. A notícia chegou pelo celular. Estava nevando em toda a cidade. Corremos todos para o lado de fora do Abasto Shopping para sentir e registrar a neve. Adultos viraram crianças e o trânsito logo parou. Os flocos começaram a cair tímidos mas dependendo do vento caíam com mais força.
Na Recoleta a paisagem mudou radicalmente e até a meia noite não tinha parado de nevar ainda.
As fotos registram os momentos históricos desta segunda-feira, nove de julho, em Buenos Aires.

domingo, 8 de julho de 2007

A superstição..

Além do ego grande,os argentinos são muito supersticiosos.
Uma das maiores tem a ver com o sal. Onde quer que você esteja ao pedir para passar o sal, não estenda a mão para apanhar da pessoa que está passando. Eles não entregam. Você tem que esperar que o sal seja colocado em cima da mesa. A superstição diz que ao receber o sal da mão de outra pessoa pode adquirir a miséria daquela pessoa.
Muita gente não acredita nisso mas,na dúvida,eles não passam o sal.

O Ego....


São muitas as histórias sobre o ego dos argentinos. Convivendo com eles identificamos várias e muitas delas são ligadas ao esporte. Basta ter um argentino se destacando em alguma área para ele ser o mais importante entre todos e todos..
Quando o San Antonio Spurs foi campeão da NBA, ele não foi campeão por causa dos vinte atletas que formam a equipe. Aqui , segundo a imprensa o fator principal foi o GINOBILI que é argentino. Quando o Real Madri foi campeão na Espanha, claro que não foi por causa do Beckham, do Van Nilsterooy, do Raul e muito menos pelo Robinho.
Para os argentinos o título veio graças a dois reservas, os famosos Higuain e Gago.
Agora a mais recente demonstração de ego absoluto. O Live Earth que reuniu dezenas de astros da música pop mundial (Genesis, Roger Waters, Madonna,Lenny Kravitz só para citar alguns) aqui só valeu porque o Gustavo Cerati, cantor argentino do grupo Soda Estereo ( conhecem???) se apresentou em Hamburgo, na Alemanha, tendo como companhia a Shakira.
Você não sabia disso ?? Foi manchete em todos os grandes jornais argentinos, é claro..

Funciona..



O que de melhor encontrei até agora aqui foi o serviço delivery. Se entrega e apanha tudo em casa. O casdastramento nos restaurantes, por exemplo, não exige cpf,identidade, grupo sanguíneo e outros tantos dados inúteis como acontece no Rio. Aqui basta você dar o número do seu telefone e eles acham o seu endereço e não pergutam mais nada. Entrega rápida e sem problemas.

Isso vale para as compras no supermercado. Na primeira entrega você se cadastra para o ENVÍO e daí em diante quando chega no supermercado é só ir ao local do envio , pegar uma senha e na hora de passar no caixa ( exclusivo de envío) é só dar um número da senha e ir embora..eles se encarregam de empacotar as compras e fazer a entrega que pode demorar de uma a tres horas.

Até hoje deu tudo muito certo.

Não funciona..

Desde que chequei aqui uma das minhas preocupações (as mulheres vão me entender) foi saber onde está o melhor salão e, principalmente, achar uma boa manicure. De cara as brasileiras que vivem aqui há mais tempo me disseram ser uma tarefa difícil. Me diziam: manicure argentina não faz as unhas como as nossas, não tiram cutícula como a gente gosta e etc e tal..
Mesmo sabendo de tudo isso,não desisti e fui à luta.. Vocês não imaginam o sofrimento..Já tive uma manicure argentina que vinha em casa e que não me agradou, passei por vários salões e todas foram um desastre. Além de não tirar a cutícula elas não usam o pauzinho de laranjeira para limpar o esmalte depois de pintar a unha. Sabem como fazem? Usam a própria unha delas para limpar o excesso de esmalte que fica. É incrível e, acima de tudo, anti-higiênico.
Ah, já tentei achar uma brasileira e consegui através da revistinha do Consulado Brasileiro mas não foi uma boa experiência. Era uma sergipana que mora aqui há 20 anos e, cheia de histórias, veio um dia aqui em casa. Tentou me vender cremes e levou mais de duas horas para fazer o pé e a mão. Não era nenhuma maravilha mas eu achei que podia investir nela e marquei para a semana seguinte. Não houve a segunda vez pq na vespera do dia marcado ela ligou para dizer que não valia a pena vir aqui para fazer só a minha mão.
É MOLE ??!!
Não desisti ainda mas acho que na próxima viagem ao Rio vou arranjar um tempo para fazer um curso básico no SENAC e resolver de uma vez por toda com essa tortura.