O olhar brasileiro de quem vive, pela primeira vez, a experiência de morar na Argentina...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Natal em Buenos Aires...




Eu estava esperando chegar mais pertinho do Natal para contar como a cidade se prepara para a data. Confesso que estou decepcionada ou então mal acostumada com as milhares de luzinhas que enfeitam esta época do ano todo o Brasil.
Aqui elas são tímidas. Os prédios não ganham a iluminação feérica e criativa a que nos acostumamos a ver por aí. Até cheguei a pensar que é por causa da crise energética mas não teve nenhuma campanha do governo sobre isso nas tvs ou nos jornais.
Todos ainda lembram da nossa crise em 2001 quando tivemos um Natal quase que às escuras, né?
Pois bem... não identifiquei ainda o que acontece por aqui. As principais avenidas (9 de julho, Libertador) ganharam enfeites( pobrinhos) nos postes ( feitos com aquelas mangueiras iluminadas), todos de uma única cor. Em alguns pontos das avenidas a gente encontra árvores montadas nos canteiros( e que se iluminam à noite) mas também não é nada extraordinário.
Nas vitrines das grifes mais caras e famosas da Recoleta e nos hotéis luxuosos a decoração também não impressiona. É possível encontrar um ou outro sinal de Natal nas portarias dos prédios. Acho que os pinheirinhos iluminados ajudam a diminuir a solidão dos porteiros.
O toque diferente nesse cenário é da TN (uma das tvs a cabo daqui) que colocou na bancada, entre os apresentadores, um enorme pinheiro verde decorado com enfeites prateados.
Eu gosto. Acho simpático e dá uma humanizada no noticiário algumas vezes tão sério.
Confere e vê se você concorda comigo.
Ah, na semana que vem chego ao Rio de Janeiro a tempo de ver as luzinhas nos prédios e a árvore da Lagoa . Muitas vezes eu praguejei contra ela por causa do caos que provoca no trânsito já que moro ali perto mas agora tenho certeza que ela é a coisa mais lindaaaaaa do mundo.

2 comentários:

Unknown disse...

Aqui o Natal começou bem antes de dezembro. Já em novembro as pessoas começaram a decorar as casas e ruas. Parece que por aí esse costume não é tão forte.
Interessante a árvore de Natal no estúdio da TV. Parece uma coisa pequena mas os telespectadores notam a mudança. Isso aproxima o canal deles...

Anônimo disse...

e tia para bens lindo blog